Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Liga contra o cancro à procura de voluntários

  • 333

Instituição quer ter mais mãos para ajudar quem precisa. “[Temos] como missão colmatar as lacunas do Sistema Nacional de Saúde (...) e [dependemos] exclusivamente da generosidade e solidariedade da sociedade civil”

Captura de ecrã

É um apelo: a Liga Portuguesa Contra o Cancro pede à população que se voluntarie para ajudar. O peditório nacional vai decorrer entre 30 de outubro e 2 de novembro em todo o país e a instituição quer garantir os mais de 20 mil elementos necessários no terreno.

O peditório é a "principal e fundamental iniciativa de angariação de fundos da instituição e é realizada anualmente", salienta a Liga em comunicado. Os voluntários comunitários são ainda essenciais para a "organização, apoio logístico, divulgação de eventos pedagógicos e de sensibilização das populações para o cancro, iniciativas desportivas, convívios" e outras atividades.

Na nota enviada às redações, os responsáveis salientam que a Liga "tem como missão colmatar as lacunas do Sistema Nacional de Saúde no que respeita ao acompanhamento integrado dos doentes oncológicos e dos seus familiares e financeiramente depende exclusivamente da generosidade e solidariedade da sociedade civil". Assim sendo, "o papel desempenhado pelo voluntariado, quer hospitalar quer comunitário, revela-se de uma importância fulcral para a instituição poder alcançar os difíceis objetivos a que anualmente se propõe".

A adesão à Liga Portuguesa Contra o Cancro pode ser feita através de uma plataforma disponível no site da instituição.