Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

RTP promove jogo do FC Porto na Champions com imagens de jogadores do Benfica

  • 333

Emissão do próximo jogo dos portistas na Liga dos Campeões tem autopromoção apenas com imagens de jogadores do Benfica. Diretor de programas da RTP desvaloriza eventuais críticas e fala em “valorização do espetáculo televisivo”

A RTP vai começar a emitir nos seus canais uma autopromoção sobre o próximo jogo do FC Porto na Liga dos Campeões, que terá transmissão na RTP1 a 20 de outubro. Até aqui nada de novo. Mas o vídeo tem a particularidade de promover um jogo dos dragões apenas com recurso a imagens de jogadores do Benfica.

Embora no final da promo de 24 segundos surja o treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, a dizer "junto seremos mais fortes", à primeira vista o recurso a imagens de jogadores como Mitroglou, Gaitán ou Jonas para promover um jogo do FC Porto pode parecer, ao telespectador comum, um engano de edição. Mas não é lapso, é criatividade.

A ideia, explica o diretor de programas da RTP, Daniel Deusdado, é passar a ideia de que, embora o Maccabi Tel Aviv seja um adversário teoricamente acessível, o FC Porto deve encarar o jogo como se de um clássico se tratasse.

"Qualquer adepto do FC Porto pensará exatamente o mesmo que a promo: se eles olharem para os jogadores do Maccabi como olham para os do Benfica, aquilo vai ser um jogo a sério. E isso vale também como valorização do espetáculo televisivo que é a Champions: o nervo, a garra, a busca de uma grande vitória, independentemente do que clube de que se é adepto", justifica Deusdado

Daniel Deusdado não comenta as críticas de que a promoção estará a ser alvo - interna e externamente - e defende o trabalho do diretor criativo da RTP. "O Gonçalo Morais Leitão tem a capacidade de puxar pelo lado mais inesperado das coisas e isso alarga e traz pensamento sobre a programação televisiva", sublinha.

Na altura da contratação do publicitário Gonçalo Morais Leitão para liderar o departamento criativo da RTP, os responsáveis do operador público justificaram decisão com o objetivo de dotar as promoções da estação de um cariz menos institucional, mais criativo e desafiante.

Dentro dessa estratégia, esta não é, de resto, a primeira autopromoção menos ortodoxa da RTP desde que Morais Leitão iniciou funções.

Em agosto, por exemplo, a primeira autopromoção do jogo da Supertaça entre Benfica e Sporting - intitulada "Ai Jesus" - gerou protestos por parte dos dois clubes e respetivos adeptos, pelo uso exclusivo de imagens de Jorge Jesus, como treinador do Benfica e como treinador do Sporting, para promover a transmissão do encontro.

Mais recentemente, a autopromoção da emissão das comemorações do 5 de Outubro também motivou várias críticas nas redes sociais, devido ao alegado teor sexista do trabalho desenvolvido pela equipa criativa da RTP: no vídeo, recriava-se um conjunto de piropos à "República", que terminavam com um assobio e a frase "apesar dos seus 105 anos, a República continua muito bem conservada". A Plataforma feminista Maria Capaz anunciou mesmo que iria enviar ao Provedor do Espectador da RTP, à Direção da estação, à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género uma participação sobre esta promoção.