Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Quem é o viajante português?

  • 333

ISHARA KODIKARA/GETTY

Gosta de decidir por si próprio o destino da viagem, chega a marcá-la com cinco meses de antecedência e o preço é uma dos critérios que mais tem em conta. Esta e outras conclusões fazem parte do estudo sobre o perfil do viajante - português e europeu - agora publicado pela eDreams

É mulher, tem entre 20 e 29 anos de idade, é ativa, tem filhos e formação académica ao nível da licenciatura. É este o perfil maioritário do viajante português, de acordo com um estudo da eDreams, agência de viagens de voos online. Este estudo sobre o perfil do viajante do século XXI, que resulta de um inquérito a mais de 7000 consumidores, revela os comportamentos e fatores importantes na escolha e reserva das viagens e férias dos europeus e portugueses e conclui que, a nível europeu, os turistas que viajam na eDreams são, na sua maioria, do sexo feminino (59%), com 40 ou mais anos, com residência nas grandes metrópoles, com filhos e salário médio acima dos 1.500 euros.

Antes da viagem

“Os portugueses gostam de decidir por si próprios o destino da viagem, sendo que 56,6% dos inquiridos afirmam que fazem a reserva do voo entre 1 e 5 meses antes da viagem”, revela o estudo da eDreams. O preço é uma das maiores condicionantes no momento de escolha da companhia aérea em que viaja, sendo a prioridade de aproximadamente 82% dos turistas nacionais. No momento de reserva do hotel, os utilizadores eDreams identificam o preço como o fator de maior importância no momento de reserva, seguido da limpeza e da localização.

Apesar de a localização junto ao mar continuar a ser o local preferido para descansar (51,2% dos inquiridos), 46,9% dos portugueses escolhe a viagem com base na componente histórica e riqueza cultural do destino, sendo que 29,2% elege a Europa como destino preferido.

Ao contrário dos portugueses, os turistas europeus gostam de seguir as recomendações da família e dos amigos na decisão do destino de férias e aproximadamente 51% fazem as reservas vários meses antes da viagem. Escolher o destino ideal é a prioridade dos turistas europeus, seguida da preocupação de poupar dinheiro. A escolha do destino de férias tem por base diferentes fatores: países como a Itália, Alemanha e França privilegiam paisagens bonitas, enquanto portugueses, espanhóis e ingleses privilegiam a História e a cultura.

Para o turista europeu, é fundamental que a companhia low cost onde viaja tenha wi-fi, bebidas frescas e entretenimento a bordo, apesar de não estar disposto a pagar mais por qualquer um destes serviços. Quanto à escolha do hotel, o viajante europeu opta por um hotel central e limpo, com serviço de SPA e wi-fi gratuito.

Durante a viagem

De acordo com o estudo da eDreams, os portugueses gostam de viajar acompanhados pelo cônjuge, seguido de 29,5% dos inquiridos que afirmam viajar com a família.

No que respeita às preferências de ofertas a bordo do avião, a comida assume a liderança – 82,2% dos viajantes portugueses preferem que a comida já esteja incluída no custo do bilhete de avião –, seguindo-se “uma manta e uma almofada” e os jornais e revistas.

Nos hotéis, 66,5% dos portugueses preferem o regime de alojamento e pequeno-almoço e 70,1% não estão interessados em hotéis que não aceitem crianças. No que diz respeito às ofertas hoteleiras, o estudo eDreams identificou que 53% dos portugueses preferem a oferta de wi-fi, em vez de produtos de banho e de café, chá ou refrigerantes. Quanto aos serviços que cada utilizador considera fundamentais, as opções que mais se destacam são os spa e os ginásios.

Também o turista europeu prefere viajar com o seu parceiro ou a sua família. Apenas os alemães e os ingleses preferem viajar sozinhos, com 27% dos inquiridos a considerarem-se “adventure lovers”. Os turistas de todos os países preferem viajar fora das épocas habituais, ainda que agosto seja o mês tradicional de férias em França, Espanha e Itália.