Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

José Rodrigues dos Santos pede desculpa em direto a Quintanilha

  • 333

Depois de ter dito no telejornal de quarta-feira que “o deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito - ou eleita - pelo PS”, sendo que o deputado em causa é Alexandre Quintanilha, o pivô da RTP explicou esta quinta-feira em direto o que disse ter sido um “equívoco” e apresentou um pedido de desculpas

“Ontem, por equívoco, referi que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, o deputado mais velho é Alexandre Quintanilha”, lamentou na noite desta quinta-feira José Rodrigues dos Santos (pode ver o vídeo AQUI a partir dos 22m05s). A polémica instalou-se quando no telejornal de quarta-feira o pivot da RTP disse “o deputado mais velho [do parlamento] tem 70 anos e foi eleito - ou eleita - pelo PS.”

Esta quinta-feira à noite, Rodrigues dos Santos usou o mesmo meio onde cometeu o “equívoco” para se desculpar. “As devidas desculpas são endereçadas ao dois deputados”. O jornalista usou a expressão “eleito - ou eleita” quando se referia a Alexandre Quintanilha, deputado do PS, homossexual assumido e casado com o escritor norte-americano Richard Zimler.

O vídeo do momento começou a circular nas redes sociais e gerou uma onda de indignação. José Rodrigues dos Santos assegurou ao Expresso que não foi uma piada, e que confundiu Alexandre Quintanilha com Domicília Costa, a mulher de 69 anos eleita como deputada pelo Bloco de Esquerda.

Também a RTP reagiu às críticas apontadas ao pivot, considerando-as um “lamentável equívoco” e um “erro não intencional”. “Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 69 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, justificou a estação pública.

Também esta quinta-feira, António Costa reagiu e exigiu “um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto”, considerando “inaceitável” o comportamento de José Rodrigues dos Santos.

Também Richard Zimler publicou esta quinta-feira na sua conta de Facebook: “Estou a receber imensas mensagens da solidariedade. Obrigado! Não quero comentar neste momento, mas penso que seria apropriado (para quem quer ajudar) apresentar queixas à RTP, ao ERC, etc”.

O vídeo da polémica pode ser visto AQUI a partir dos 44m45s.