Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Até sempre, Crisanto!

  • 333

A redação do Expresso está de luto. O Crisanto estava aqui todos os dias. Amigo do seu amigo, rezingava com o que lhe desagradava. Partiu esta quinta-feira, aos 49 anos, vítima de enfarte

DR

Crisanto José Araújo Santos era um resistente e um sobrevivente. Pertencia àquela estirpe que achamos ser capaz de vencer todas as agruras e partidas da vida.

No início da década de 1990, ia de moto com o nosso colega Carlos Quintal quando foram abalroados por um carro que entrou em trangressão num cruzamento da rua Conde Redondo, em Lisboa. O Crisanto perdeu uma perna no acidente, passou meses e meses hospitalizado, mas aguentou tudo com uma serenidade estóica.

O acidente fez dele um homem mais forte, mais maduro. A vida seguiu em frente e o Crisanto [como todos o tratávamos] retomou as rotinas laborais como gráfico do Expresso.

Nas horas livres, pintava. Era a faceta do Crisanto que poucos conhecíamos.

Óleo de Crisanto Araújo Santos

Óleo de Crisanto Araújo Santos

DR

Comovido, o João Paulo Galacho recorda as muitas idas dos dois à “ARCO - Feira da Arte Contemporânea”, em Madrid. “Saíamos do Expresso na madrugada de quinta-feira, depois do fecho do semanário, e sem dormir seguíamos de carro. Queríamos aproveitar a sexta-feira para cirandar pelos imensos corredores repletos de arte vanguardista. Dormíamos numa pensão barata da Gran Via e comíamos nas tascas mais recônditas, depois de acabarmos o grande farnel que trazíamos de Lisboa.”

Era assim na década de 1990. “O dinheiro não abundava, mas não era por causa disso que não nos divertíamos, que não aproveitávamos a oportunidade de ver o que de novo se fazia no mundo das artes plásticas.”

Nasceu a 24 de maio de 1966 e morreu esta quinta-feira, 1 de outubro, depois de ter sofrido um violento enfarte na última segunda-feira. O velório é esta sexta-feira na igreja de São Francisco de Assis [Avª Afonso III , perto do cemitério Alto de São João] a partir das 17h00.

Até sempre, Crisanto! A malta não se vai esquecer de ti.