Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Calor de verão no outono

  • 333

José Sena Goulão / Lusa

Os dias vão manter-se quentes, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, com as máximas a chegarem aos 32 graus no Alentejo

O início desta semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a chegarem aos 32 graus Celsius no Alentejo, diz à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Para hoje, segunda-feira, não estamos a prever muitas diferenças no estado do tempo em relação ao fim de semana. A tendência entre hoje e sexta-feira é para pequenas oscilações nas temperaturas, mas nada de significativo. Os dias vão manter-se quentes", adianta.

De acordo com i IPMA prevê para esta segunda-feira céu geralmente pouco nublado com alguma nebulosidade no litoral oeste durante a manhã e depois a partir da tarde na faixa costeira.

"Nas regiões do interior, durante a tarde tem havido formação de nebulosidade dispersa que vai continuar a ocorrer hoje e terça-feira. A esta nebulosidade estão associados aguaceiros e até mesmo trovoadas ocasionais. Neste início de semana não vamos ter uma grande alteração do estado do tempo", refere a especialista.

Segundo Paula Leitão, para hoje estão previstos 25 graus no Porto, em Bragança 26, em Lisboa 29, em Beja 30, Évora 32 e 26 em Faro.

"A tendência ao longo da semana é pequenas oscilações. Vamos ter uma pequena descida da temperatura na terça e na quarta-feira, mas depois na quinta sobe. As variações são pequenas e graduais. Vão manter-se os dias quentes", salienta Paula Leitão.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral da região centro até meio da manhã e temporariamente muito nublado nas regiões centro e sul, com ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde, em especial nas regiões do interior.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas do norte e centro e na costa sul do Algarve, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso e pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas, vento moderado de nordeste e pequena descida da temperatura.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros e vento fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre os 16 e os 29 graus, no Porto entre 13 e 25, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 15 e 27, na Guarda entre 12 e 23, em Castelo Branco entre 17 e 30, em Santarém entre 14 e 31, em Évora entre 15 e 32, em Beja entre 16 e 30, em Faro entre 19 e 26, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre19 e 24, em Angra do Heroísmo entre 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22.