Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Francisco Pinto Balsemão recebe prémio da Associação da Economia Digital

  • 333

Campiso Rocha

Francisco Pinto Balsemão recebeu esta quinta-feira o prémio Carreira Navegantes XXI, em reconhecimento pelo seu papel no desenvolvimento da Economia Digital em Portugal e na União Europeia. A cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI 2015 realizou-se no Teatro Thália, em Lisboa

A ACEPI - Associação da Economia Digital – premiou esta quinta-feira Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho de Administração e chairman da Impresa, e fundador do Expresso, pelo seu papel para a promoção e consolidação da economia digital em Portugal e na Europa.

Balsemão sucede assim a Mariano Gago, Murteira Nabo, António Carrapatoso, Roberto Carneiro e Belmiro de Azevedo. A distinção foi entregue por Alexandre Nilo Fonseca, o presidente da ACEPI - Associação da Economia Digital.

Francisco Pinto Balsemão afirmou no seu discurso que "todos devemos apoiar o esforço da ACEPI, tanto no que respeita à expansão no exterior das PME da era digital, como nas lutas que trava para corrigir desigualdades que prejudicam a própria Economia Digital" e voltou a chamar a tenção para a diferença do valor de IVA cobrado nas edições em papel e nas versões digitais: "Sabiam, por exemplo, que só a compra de um exemplar em papel do Expresso ou de qualquer publicação beneficia, como sempre, e bem, da taxa reduzida de IVA de 6%, enquanto que a compra do mesmo exemplar em versão digital paga 23% de IVA?".

No discurso, aproveitou ainda para agradecer o empenho e a coragem da ACEPI na luta contra a pirataria dos conteúdos e referir a posição que as publicações da Impresa, nomeadamente o Expresso, têm no ranking das assinaturas digitais em Portugal: “É com muito orgulho que, há mais de um ano (mercê em boa parte, mas não só, do êxito do atrevimento em publicarmos o Expresso Diário Digital), o conjunto das publicações da Impresa representa já 42,5% da circulação digital paga em Portugal”.