Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vídeos de 360 graus no Facebook? Sim, já é possível

  • 333

A novidade lançada esta quarta-feira ainda só está disponível para utilizadores do Facebook na web e para os telemóveis com sistema operativo Android. Por agora, os utilizadores do IOS vão ter de esperar

O que acontece atrás das câmaras é quase sempre um mistério. O que acontece além do ângulo que a máquina filma? Esta quarta-feira, o Facebook tem uma novidade: vídeos de 360 graus. Agora, quem vê pode escolher a perspetiva que deseja e pode ver o mesmo vídeo a partir de todos os diferentes ângulos.

“Ao longo do tempo, reparamos que as pessoas gostam de ter conteúdos mais imersivos no seu Feed. Esta é a razão pela qual os vídeos são tão bem sucedidos no Facebook, e estamos entusiasmados com esta novidade do vídeos 360”, lê-se no comunicado da empresa.

O Facebook, pela primeira vez colabora com o Oculus, um equipamento de realidade virtual para jogos eletrónicos. Para filmar estes vídeos, é utilizada uma câmara especial que grava em simultâneo todos os 360 graus. Significa isto que quando clicamos no play podemos escolher de qual ângulo queremos ver.

Por agora, esta funcionalidade está apenas disponível para utilizadores do Facebook na web e para os telemóveis com sistema operativo Android. No primeiro caso, basta com o cursor “puxar” a imagem. Já no caso do Android, é só arrastar o vídeo com o dedo ou mover o próprio telemóvel. Quando ao sistema operativo da Apple, o IOS, ainda há que esperar: “Planeamos lançar para o IOS no próximos meses”.

Esta terça-feira, nas páginas do Star Wars, Discovery, GoPro, LeBron James & Uninterrupted, Saturday Night Live, e VICE foram ou ainda serão publicados vídeos em 360 graus.