Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Publicou Herberto, Trotski, João César Monteiro. Morreu Vitor Silva Tavares

  • 333

O editor de 78 anos fundou a &etc, uma pequena editora que publicou autores como João César Monteiro, Herberto Hélder, Antonin Artaud, Trotski, entre outros

O editor e escritor Vitor Silva Tavares, fundador da &etc, morreu esta segunda-feira em Lisboa, aos 78 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da editora.

Nascido em Lisboa, em 1937, Vitor Silva Tavares fundou em 1974 a editora &etc, uma pequena editora que publicou autores portugueses como Alberto Pimenta, João César Monteiro, Álvaro Lapa, Herberto Hélder, entre outros.

Paul Lafargue, Antonin Artaud, Rilke, Sade, Trotski ou Roger Vailland foram alguns dos autores estrangeiros que editou.

Ao longo de décadas, Vitor Silva Tavares manteve a editora &etc. com a imagem de criar livros em formato quadrado, muitos textos de caráter alternativo, com poucas centenas de exemplares.

As origens do nome da editora remontam ao final da década de 1960, quando Silva Tavares fundou o &etc, magazine de letras, artes e espetáculos do Jornal do Fundão, que teve 26 números, saindo o primeiro como revista autónoma em 1973.

Primeiro teve uma publicação quinzenal, passando depois a mensal, tendo o último número saído em outubro de 1974.

Nessa publicação obteve colaborações de nomes importantes da literatura portuguesa, como Herberto Hélder, Nuno Júdice, Pedro Oom, António Ramos Rosa, Fiama Hasse Pais Brandão, João César Monteiro e Armando Silva Carvalho, entre outros.

Vitor Silva Tavares começou a colaborar com jornais na década de 1950, quando viveu um curto período em Angola, atividade que continuaria na década seguinte, em Lisboa.