Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portugal vai ter stock recorde de vacinas contra a gripe

  • 333

As vacinas contra a gripe vão ser distribuídas gratuitamente à população considerada de risco: cidadãos com 65 ou mais anos de idade, bem como pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições

Justin Sullivan / Getty Images

Um total de 1,2 milhões de doses vão ser distribuídas gratuitamente à população de risco. Campanha de imunização começa no início de outubro

Será a maior quantidade de vacinas contra a gripe adquiridas de uma só vez pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS): 1.223.624 doses. A proteção contra os vírus da gripe que vão circular, normalmente entre o final do ano e o início do próximo, deverá avançar já no início de outubro nas unidades públicas de saúde, sobretudo nos cuidados primários.

As vacinas vão ser distribuídas gratuitamente à população considerada de risco. Isto é, "os cidadãos com 65 ou mais anos de idade, bem como pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições", lê-se na nota enviada esta segunda-feira aos jornalistas. Os cidadãos que façam parte deste grupo de risco estão dispensados de apresentar receita médica e do pagamento de taxa moderadora para ter acesso à vacina.

Os especialistas garantem que a imunização é "a melhor prevenção para evitar complicações", sendo também "fortemente recomendada a imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos". O Estado tem aumentado ligeiramente o número de doses disponíveis no SNS, pelo menos, desde 2012/2013.

Para a restante população, considerada de menor risco, a vacina estará à venda nas farmácias. Os estabelecimentos terão um stock próprio, que não está incluído na encomenda pública.