Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Séries. Guia para noites no sofá

  • 333

As noites deixaram de ser quentes e é tempo de trocar a esplanada pelo sofá. Há, por estes dias, novas séries a estrear e é tempo de conhecer os destaques para o resto do mês (e ainda uma série de outubro, para que possa organizar a agenda e rever a temporada anterior)

Setembro e outubro são marcados pelas estreias das principais séries. A agenda não é nossa (nem dos canais portugueses) mas o mundo da televisão é mesmo assim. Entre estreias mundiais e produções nunca antes vistas por cá, há novas histórias para explorar e novos vícios semanais para cultivar. Conheça algumas das novidades da temporada e deixe-se contagiar pelo melhor da ficção internacional.

James Dittiger

Uma das próximas estreias é, na realidade, um regresso e um final. "Falling Skies" chega à quinta temporada na próxima terça-feira e a aventura exibida pelo Syfy promete emoções fortes. Para os mais esquecidos (e para os que não tiverem oportunidade de ver os capítulos anteriores), é preciso centrar a ação: Tom Mason e a sua filha Lexi conseguiram manter a esperança na Terra com a explosão do centro de energia dos Espheni. Agora, e depois do sacrifício de Lexi em prol da humanidade, tudo poderá acontecer.

A verdade é que os alienígenas não desistiram. Estão enfraquecidos, é certo, mas é preciso que Tom aproveite a oportunidade. Ele não está sozinho e a vida tal como a conhecemos pode estar em perigo — ou ser mesmo extinta. Tudo se vai decidir nos últimos capítulos desta série de ficção científica criada por Robert Rodat.

Robert Voets

"Scorpion" é uma das apostas da FOX para a rentrée e é tempo de Portugal conhecer a história de Walter O'Brien. Estreada nos Estados Unidos no último ano e já renovada para uma nova temporada, a série transporta para a ficção a vida de um prodigioso cérebro da vida real.

O'Brian vai ajudar a resolver os maiores problemas da Segurança Nacional com a ajuda do seu grupo de inadaptados. Todos com um QI acima da média, têm agora oportunidade de mostrar o que valem. "Scorpion" estreia já na quarta-feira e se quiser saber mais sobre esta série — que junta ação, drama e alguma comédia —, o melhor é ler a próxima edição da revista E, este sábado.

NBC

Lembra-se de "Heroes"? Pois bem, eles estão de regresso para um spin-off que vai agitar a televisão (e muitos cérebros). "Heroes: Reborn" é o nome desta história que apresenta novos heróis. Voltamos à temática do fim do mundo. A ficção científica (amada por uns e odiada por outros) clama por atenção.

Depois de um acontecimento muito estranho (vai ter de ver para saber do que se trata), um grupo de pessoas até aí completamente normais vê-se na posse de capacidades sobrenaturais. A vida não lhes sorrirá, pois, além de não saberem como agir com os novos poderes, serão perseguidos por uma milícia que suspeita do seu envolvimento num atentado no Estado norte-americano do Texas.

Entre o bem e o mal, a série criada e produzida por Tim Kring (da popular “Knight Rider” dos longínquos anos 1980) estreia em Portugal apenas quatro dias após premiere mundial. É na segunda-feira, dia 28, que a aventura começa. Para relembrar a série original, o SyFy começou a emitir "Heroes" na última segunda-feira.

O nome da série já não é propriamente uma novidade, mas o que levará esta "Sem Limites" à televisão? Possivelmente muito mais do que o filme homónimo de 2011 e tudo por causa do tempo. Se a sétima arte tem de se cingir a um espaço temporal curto, o pequeno ecrã tem a possibilidade de extender os formatos, criar episódios e temporadas para explorar as histórias de uma forma mais densa.

Vamos ao que interessa: a história. NZT é a droga que poderá mudar por completo a forma como enfrentamos o dia a dia. Poderosa, esta nova substância mune qualquer pessoa da capacidade de utilizar o cérebro a 100%. Bradley Cooper é o responsável pela adaptação, mas não protagoniza a série. Esse será o papel de Jake McDorman, que interpretará Brian Sinclair, um rapaz comum que se torna no melhor elemento do FBI. "Sem Limites" estreia a 29, terça-feira, no TVSéries.

"Antes de Batman existia Gotham", já se ouvia nos vídeos promocionais da primeira temporada. "Gotham" é um dos regressos mais esperados e estreia no mesmo dia de "Sem Limites", mas na FOX. A história da origem de Batman continua em Gotham City. Os vilões vão revelar-se.

O dia 1 de outubro vai ter muito ritmo. "Empire", a série-sensação deste ano, regressa à FOX Life. Depois da detenção de Lucious, há três meses, é preciso repensar a forma como a Empire Entertainment é gerida. O líder vai tentar manter-se à frente do grupo, mas há quem não o queira no poder. Entretanto, Cookie, a ex-mulher, organiza #FreeLucious, um concerto de apoio ao empresário. Também ela quer tomar a organização.

Outubro será também um mês forte em estreias, mas o melhor é começar por estas sugestões. Ainda há muito para descobrir.