Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O sol vai resolver a chuva. Mas só no fim de semana

  • 333

O fim de semana que aí vem vai dar para dar uma saltada à praia

DR

Ainda haverá umas horas valentes de chuva, mas depois as temperaturas máximas vão subir

A chuva que tem afetado o continente vai manter-se, com menos intensidade, até esta quinta-feira, prevendo-se depois no fim de semana uma subida da temperatura da ordem dos seis a oito graus Celsius.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), diz que esta quarta-feira ainda vai ser marcada por muita nebulosidade e regime de aguaceiros, que serão pontualmente fortes no Minho e Douro Litoral, mas já com baixa probabilidade.

Por isso, adianta Bruno Café, ainda há aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 100 km/h, até às 15h desta quarta-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal estão também sob aviso amarelo até às 18h desta quarta-feira por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros.

“No final da tarde vamos ter uma melhoria do estado do tempo e amanhã [quinta-feira] teremos nova melhoria. Vamos ter céu muito nublado, sendo pouco nublado na região sul e os aguaceiros vão ser restritos às regiões do norte e centro até ao meio da tarde”, diz o meteorologista.

Bruno Café adianta que para sexta-feira as previsões apontam para descida da temperatura e vento moderado a forte. Mas depois, “no fim de semana, o cenário será outro. Estamos a prever céu pouco nublado ou limpo e subida da temperatura máxima entre sexta-feira e sábado da ordem dos seis a oito graus na generalidade do território”, adianta.

Segundo o especialista, no sábado as temperaturas máximas vão rondar os 30 ou 31 graus no Alentejo e 28 e 30 graus em Lisboa e Vale do Tejo.

  • De acordo com fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros de Viana do Castelo, o incidente ocorreu perto das 6h na estrada que liga o concelho de Arcos de Valdevez a Paredes de Coura, no Alto Minho