Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Deco ajuda consumidores a perceberem se têm dinheiro de cauções a receber

  • 333

Rui Duarte Silva

Em causa estão as cauções de contratos de água, eletricidade e gás anteriores a 1999. Uma nova plataforma digital da associação de defesa dos consumidores ajudará os consumidores a perceberem se têrm dinheiro a receber

A associação Deco lança esta quarta-feira uma plataforma digital para ajudar os consumidores a reclamar cauções de contratos de água, eletricidade e gás anteriores a 1999, que continuam por devolver.

“Há 18 milhões de euros de milhares de consumidores que ainda não reclamaram a devolução das suas cauções e o prazo para reclamar termina a 31 de dezembro”, alertou a diretora-geral da associação de consumidores, Ana Tapadinhas.

Através da página www.dinheirodoscontadores.pt basta aos consumidores escrever o nome completo e a(s) morada(s) onde sabe ou desconfia ter pago uma caução e com essa informação a Deco, gratuitamente, contatará as entidades gestoras para investigar se esse consumidor tem direito à devolução de cauções.

Desde 1999, quando a lei passou a proibir a cobrança de cauções e obrigou as entidades gestoras a devolver as cauções indevidamente cobradas, e até ao início deste ano continuavam por cobrar 18 milhões de euros de cauções.

“Queremos com esta plataforma agilizar o processo de devolução e, ao mesmo tempo, despertar a consciência dos consumidores para a importância de reclamarem as cauções a que têm legitimamente direito”, frisou Ana Tapadinhas.