Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

As compras e a cidade

  • 333

João Lima

É já esta quinta-feira que a moda volta a sair à rua em Lisboa - e vai pela noite dentro. A 6ª edição da Vogue Fashion Night Out tem muitas surpresas na manga, música e ‘movida’, cocktails e oportunidades de compras

Os lisboetas já sabem. Todos os anos, em setembro, a Vogue Fashion Night Out garante uma noite muito diferente na cidade. As pessoas saem à rua e ocupam as principais artérias do centro: Chiado, Baixa, Avenida da Liberdade, Príncipe Real e Rua Castilho enchem-se de gente bonita, pronta para conviver, comprar e dançar até mais tarde. Mais de 250 lojas vão estar abertas até às 23h, muitas delas com descontos especiais pensados para esta iniciativa - que se repete no mesmo dia em mais de 23 cidades do mundo. Muitos estabelecimentos têm dj e cocktails para oferecer aos que quiserem passar por lá.

Esta é uma noite em que as lojas reservam algumas surpresas ao público. A Aristocrazy, na Avenida da Liberdade, oferece cocktails com gin e música com dj. Na R. Castilho, a D'Alma Jewelry conta com uma passagem de modelos, música e cocktails. A Hoss Intropia terá bar e dj, e a Loja das Meias vai dar música aos clientes com dj e cocktails. No Príncipe Real, a Embaixada acrescenta lançamentos, cocktails, degustações, animações, música e 'workshops' ao cardápio.

O Chiado também vai fervilhar de iniciativas: o 5º piso dos Armazéns do Chiado vai transformar-se numa discoteca e oferecer champagne, chocolate e morangos a todos os visitantes. Outras lojas, como A Vida Portuguesa, terão descontos de 20%, além de cocktails. A Baixa, que se juntou à iniciativa no ano passado, não vai ficar atrás: a Fred Perry terá degustação de gins e dj, a Birkenstock oferece champagne, dj e promoções e a H&M penteados, descontos de 20% e "montras vivas". Haverá música ao vivo por vários sítios e a marca de gelados Magnum terá uma "dipping station" na Avenida da Liberdade, para dar 1500 gelados com ingredientes à escolha. Pétalas de rosa, merengue, frutos vermelhos desidratados, vermicelli pink e black ou chili preto são alguns dos "toppings" que poderá escolher para personalizar o seu gelado. Entre o Príncipe Real e o Rossio decorre ainda o Fashion Market, uma réplica das feiras tradicionais.

As lojas fervilham de iniciativas na noite da Vogue Fashion Night Out

As lojas fervilham de iniciativas na noite da Vogue Fashion Night Out

joao lima

Às 18h, o palco principal do evento, na Praça do Rossio, marca o arranque da festa, pela mão da diretora da revista Vogue em Portugal, Paula Mateus, do presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente da Cofina (empresa que detém a Vogue), Paulo Fernandes. Presentes estarão também várias personalidades das artes e do pequeno e grande ecrã. O realizador de cinema Ruben Alves, a fadista Cuca Roseta, os atores Paulo Pires, Inês Castel-Branco e Ana Rita Clara, e os manequins Jani Gabriel, Luís Borges e Luísa Beirão serão alguns dos que vão marcar presença. Depois, o dj irá dar música a quem quiser dar um pé de dança.

Quem quiser registar a noite fotograficamente, poderá fazê-lo no pequeno estúdio ao ar livre montado na Avenida da Liberdade, onde adereços de moda ajudarão a compor o formato "flipbook", que reproduz os movimentos da sessão fotográfica. No Chiado, haverá duas caixas de bonecas para um 'décor' diferente. E na Avenida da Liberdade, a Huawei promove um passatempo para selfies de grupo, em que a melhor receberá uma oferta.

A primeira vez que a revista Vogue (criada em 1892) organizou o Vogue Fashion Night Out foi em 2009, em Nova Iorque. Era uma forma de tentar combater a crise económica e encorajar as pessoas a consumir, numa altura de retração. Em 2010, 16 países aderiram de imediato - Portugal incluído - e hoje são 23 as cidades que participam. A revista Vogue tem 21 edições diferentes e é vendida em mais de 90 países, com uma circulação mensal mundial de 2 milhões de exemplares. Chamam ao VFNO o "maior evento de moda do mundo". A iniciativa partiu de Anna Wintour, a famosa (e temida) editora-chefe da Vogue norte-americana, que Meryl Streep retratou no cinema em "O Diabo Veste Prada", e do chairman da Condé Nast International, o grupo editorial que detém a publicação. Divirta-se... E boas compras!

As principais ruas da cidade enchem-se de gente bonita

As principais ruas da cidade enchem-se de gente bonita

joao lima

Principais eventos da VFNO

. 18h: abertura do palco Vogue, no Rossio, com os "embaixadores" da noite, com os 'dj' D.M.A até às 22h.

. Passagem de modelos, cocktail e dj na D' Alma Jewelry (R. Castilho)

. "Montras vivas" e oferta de penteados na H&M (Chiado)

. Dj e cocktails na Loja das Meias (R. Castilho)

. Cocktails com gin e dj na Aristocrazy (Av. da Liberdade)

. Discoteca no 5º piso dos Armazéns do Chiado, com oferta de champagne, morangos e chocolate

. Animações, cocktails, degustações e workshops na Embaixada (Príncipe Real)

. Oferta de champagne e dj na Birckenstock (Baixa)

. Degustação de gins e dj na Fred Perry (Baixa)

. Espectáculo de 'hairstyling' da Tresemmé (Av. da Liberdade)

. O Axe Black, 'stand' de três andares da marca, tem photopoint, sala de jogos e rooftop, para ver a Praça de uma perspectiva privilegiada (Praça do Rossio)​

Os embaixadores da VFNO marcam presença no evento

Os embaixadores da VFNO marcam presença no evento

joao lima

Descontos

. 30% de desconto na Carhartt WIP (Baixa)

. 25% de descontos na COS (Av. da Liberdade)

. 20% na Hoss Intropia (R. Castilho)

. 20% n' A Vida Portuguesa (Chiado)

. 20% na Fred Perry (Baixa)

. 20% na H&M (Chiado)

. 15% na Barbour (Príncipe Real)

Ofertas

. Até às 23h, a marca Magnum conta oferecer 1500 gelados personalizados na sua 'dipping station' da Avenida da Liberdade. Crocante de chocolate, pétalas de rosa, merengue, frutos vermelhos desidratados ou vermicelli pink e black são alguns dos sabores à escolha.

. No Largo da faculdade de Belas Artes, no Chiado, a esplanada do Tágide vai servir cocktails de vinho do Porto. Em destaque estarão o Mojiporto, Caipiporto, Portotónico e PortoIcedTea. Na compra de um cocktail, o 2º é oferta. Ao fim da tarde haverá uma demonstração de cocktails.

. Entre a Av. da Liberdade e a R. Castilho, a marca de queijos Boursin oferece produtos para degustar.

. No Miradouro de S. Pedro de Alcântara, vai ser apresentada a nova cerveja Carlsberg NOX

Exposição dos 25 anos da APAV

Para assinalar os 25 anos da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, uma exposição com imagens das campanhas de sensibilização será inaugurada às 19h no reservatório da Patriarcal, no jardim do Príncipe Real. Haverá um cocktail e dj para dar voz aos que não se fazem ouvir.