Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O quadrado do Instagram já tem companhia. Conheça os novos formatos

  • 333

A partir de agora já pode publicar imagens e vídeos na horizontal ou na vertical. Ou seja, em modo de paisagem ou retrato. Só tem de escolher

Já lhe aconteceu tirar uma selfie com amigos e alguém aparecer cortado depois de fazer o upload para o Instagram? A partir de agora, para além do já conhecido quadrado, o Instagram tem novos formatos para publicação de imagens, passando a ser possível escolher o modo paisagem (horizontal) ou retrato (na vertical), para publicar fotografias ou vídeos.

Desta forma, ninguém volta a ficar de fora. “A história visual que os utilizadores tentam contar deve estar sempre em primeiro lugar, e queremos simplificar e tornar mais divertida a partilha de momentos exatamente da forma que o utilizador quer“, disse em comunicado.

A mudança aconteceu porque a empresa verificou que muita gente recorria a aplicações em paralelo para colocar uma moldura na imagem. Com este truque, a imagem aparecia na totalidade na altura da partilha na rede social mas, muitas vezes, perdia qualidade.

“Uma em cada cinco fotos ou vídeos publicados no Instagram não estão no formato quadrado e, até então, para partilhar esse tipo de conteúdo, alguns amigos ficavam cortados das fotos do grupo”, disse a empresa em um comunicado.

Para manter a “harmonia” no perfil de cada utilizador, essa imagem continuará a surgir quadrada. A novidade é que logo que se clica para ver a publicação, esta surge em formato completo.

Fazer uploads para o Instagram é agora mais simples. Quando se seleciona uma imagem da biblioteca e se faz o upload, só é preciso clicar no novo botão que está localizado no canto inferior esquerdo, e escolher o formato. Depois é só partilhar.. como já acontecia anteriormente.

Foto D.R.

“Uma vez a foto partilhada, a versão completa da imagem vai aparecer no feed de todos os teus seguidores de uma forma bonita e natural”.

Mas calma. Para aqueles que gostam do formato quadrado que distingue o Instagram, é possível continuar a utilizar, até porque “é e continuará sempre a ser parte de quem somos”.

Para utilizar estas novidades do Instagram tem de ter a versão mais recente da aplicação instalada.

Instagram
Instagram
Instagram
Instagram