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SATA está a tentar trazer passageiros de avião avariado em Toronto para Portugal

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Depois da aeronave “Airbus 310 - 225” ter aterrado no aeroporto de Toronto logo após a descolagem devido a uma avaria, a SATA Internacional afirmou esta terça-feira que está a tentar encontrar maneira de fazer regressar aos Açores os 192 passageiros que iam no avião

A SATA International diz estar a tentar arranjar soluções para fazer regressar aos Açores os passageiros do avião que teve de aterrar no aeroporto de Toronto logo após a descolagem, na segunda-feira, na sequência de uma avaria.

Alguns passageiros disseram esta terça-feira à agência Lusa que um avião da SATA International aterrou na segunda-feira à noite de emergência em Toronto, no Canadá, após ter sido detetado fumo vindo da cabine.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte da companhia disse que o avião não efetuou qualquer aterragem de emergência: “O avião teve uma avaria técnica e, por razões de segurança, regressou ao aeroporto. Não foi declarada nenhuma aterragem de emergência. Estamos neste momento a arranjar soluções para que a viagem de regresso se efetue”, explicou.

A mesma fonte da companhia esclareceu que os passageiros foram contactados pela empresa e alojados em hotéis: “O que estamos a resolver é o voo para que as pessoas regressem aos Açores. Neste momento, não sabemos quanto tempo ainda vai demorar”, salientou, acrescentando que o avião foi entregue à manutenção, que está a fazer a avaliação necessária para que o aparelho volte ao ativo.

Alguns passageiros contaram à Lusa que o avião descolou à hora normal (21h45 de Toronto, 02h45 de Lisboa) e cerca de dez minutos após a descolagem, foram informados pelo piloto de que teriam de aterrar novamente devido a um problema (elétrico).

A aeronave, um Airbus 310 - 225, transportava 192 passageiros e fazia a ligação entre Toronto, no Canadá, e Ponta Delgada, nos Açores

Ao descolar do Aeroporto Internacional Pearson, segundo relatos de testemunhas, teve de regressar a Toronto, numa altura em que se podia sentir um “cheiro a queimado”.

As equipas de emergência estavam junto ao avião após a aterragem, indicou a fonte contactada pela Lusa: “Quando levantamos voo, senti um cheiro a queimado. Depois, disseram-nos que ia-mos regressar a Toronto, mas nunca nos explicaram concretamente qual era o problema. Esperamos algumas horas e, por fim, informaram-nos de que o voo fora cancelado”, explicou Nelson Silva, de Brampton, que viajava para Ponta Delgada, nos Açores, de férias.

O passageiro também lamentou a falta de informação imediata por parte dos responsáveis da companhia aérea açoriana sobre a data do regresso a Portugal.