Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Em direto. RTP garante um jogo por jornada da I Liga nos canais internacionais

  • 333

José Sena Goulão / Lusa

Além disso, na época 2015/16, RTP Internacional e RTP África vão ter um programa semanal de resumo [dos jogos da I Liga]. O futebol “é um produto-chave junto das comunidades portuguesas”, defende o presidente da casa-mãe, Gonçalo Reis

A RTP garantiu a renovação dos direitos de transmissão de um jogo de futebol do campeonato nacional da I Liga na RTP África e na RTP Internacional para a época 2015-2016, disse esta terça-feira à Lusa o presidente da empresa.

Gonçalo Reis adiantou que, à semelhança dos anos anteriores, a RTP vai transmitir nos canais internacionais um jogo da I Liga, cuja transmissão vai “arrancar muito em breve”.

Além disso, “este ano vai haver um programa semanal de resumo [dos jogos da I Liga] nos canais internacionais”, acrescentou. O futebol “é um produto-chave junto das comunidades portuguesas” que vivem fora do país, explicou, sublinhando o reforço dos conteúdos desportivos na RTP África e na RTP Internacional.

Questionado sobre qual o montante envolvido na renovação dos direitos de transmissão de um jogo por jornada nos canais internacionais, Gonçalo Reis escusou-se a avançar pormenores. “Não falamos de valores de conteúdos em específico, mas isto é feito em moldes semelhantes ao passado”, disse.

Em termos de futebol, a aposta da RTP em sinal aberto inclui a Liga dos Campeões, os jogos dos Mundiais e Europeus, os da seleção nacional, e os da Taça de Portugal e da Supertaça.

Mais uma vez, este ano a RTP não fez proposta para transmitir no seu primeiro canal os jogos da I Liga. "Não fez e nem está no nosso desígnio reabrir a batalha pelo campeonato nacional de futebol/I Liga em sinal aberto”, afirmou.

Ainda relativamente aos canais internacionais, estes vão ver os seus conteúdos reforçados, nomeadamente no que diz respeito à área de empreendedorismo e nova economia. Ou seja, vão ter na sua programação conteúdos que apresentam casos de sucesso da diáspora portuguesa, o que acontecerá ainda durante este ano.