Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Baleia com saco plástico preso na cabeça pede “ajuda” a pescadores

  • 333

Os ocupantes de uma embarcação de pesca na Austrália foram surpreendidos com o aproximar do animal, que suavemente se encostou ao barco para que lhe retirassem o plástico, que quase o sufocava. O momento foi captado em vídeo

Como se estivesse a pedir ajuda, uma baleia aproximou-se de um barco de pesca, nadando por baixo do seu casco e em seu redor, chamando a atenção para um emaranhado de sacos de plástico e linhas de pesca que tinha preso à cabeça, ao ponto de quase sufocar.

Paciente, deixou então que um dos pescadores lhe removesse o lixo, nadando com cautela até ficar ao alcance do homem. O episódio aconteceu na Austrália, nas águas de Middle Harbour, a norte de Sydney, e ficou filmado para a posteridade. O vídeo, que acabou por ser partilhado nas redes sociais, está a ser um sucesso.

Ivan Iskenderian, ainda incrédulo, explicou também como tudo aconteceu. Ao que parece, a baleia começou por se acercar de um outro barco, cujo “deck” era mais alto, o que não permitiu que fosse ajudada.

Foi então que procurou a embarcação de Iskenderian que, ao perceber a aflição do animal, estendeu o braço para o ajudar e retirar o plástico, enquanto o seu amigo Michael Riggio registava o momento em várias fotografias e, do outro barco, alguém filmava. “Foi surreal, nós mal podíamos acreditar nossos olhos”, recordou Ivan Iskenderian ao site informativo Metro.

Concluída a “operação”, a baleia nadou lentamente, afastando-se do barco e batendo repetidamente as barbatanas. Talvez em sinal de reconhecimento.