Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Modelo com síndroma de Down desfila na Fashion Week em Nova Iorque

  • 333

A jovem modelo é um sucesso online, tem uma conta de Instagram com 60 mil seguidores, e 170 mil no Facebook

FACEBOOK/ Madeline Stuart

Chama-se Madeline Stuart e sofre de trissomia 21. O seu sonho é ser modelo e agora vai poder concretizá-lo num dos maiores desfiles de moda do mundo

Se ser modelo é o sonho de milhões de raparigas pelo mundo inteiro, apenas algumas conseguem entrar e desfilar nas passereles mais elitistas. Madeline Stuart não só é uma desses pessoas que conseguiu a proeza apesar de sofrer de síndroma de Down.

A modelo australiana de 18 anos anunciou a boa nova através do seu Instagram, onde conta com quase 60 mil seguidores: “Adivinhem lá quem vai desfilar em Nova Iorque durante a New York Fashion Week?” escreveu na rede social.

Madeline irá representar a marca FTL Moda, num desfile em Vanderbilt Hall agendado para 13 de setembro.

A FTL Moda é uma das empresas que têm procurado figurantes que fujam ao padrão que é habitualmente esperado numa modelo: “É com a maior alegria e apoio que anunciamos a participação de Madeline Stuart na nossa apresentação da Fashion Week”, escreveu um porta-voz da empresa no Tweeter.

Uma mulher a lutar contra os estereótipos

A missão de Madeline é clara: “Quero mudar, através da moda, a forma como as pessoas olham para quem tem síndroma de Down. A exposição cria aceitação”, escreve na sua página de Facebook.

Para realizar o seu sonho, Madeline perdeu 20 kg, tarefa difícil pois quem sofre de trissomia 21 tem uma propensão maior para ganhar peso. A mãe de Madeline, Rosanne Stuart, apoia a decisão da filha, esperando que ela inspire mais pessoas à sua volta.

“Acho que é altura das pessoas perceberem que os que sofrem de síndroma de Down podem ser bonitos, sexy e devem ser celebrados”, disse à Buzzfeed.

Embora a Fashion Week seja o maior palco que Madeline vá pisar, a jovem não é estranha ao mundo da moda. Em julho trabalhou com a linha de vestuário desportivo Manifesta e pouco tempo depois trabalhou com a marca everMaya. Agora, em Nova Iorque, terá a oportunidade de desfilar junto de algumas das modelos mais conhecidas do mundo, como Jessica Hart, Abbey Lee Kershaw e Miranda Kerr.