Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Liga de Futebol quer jornalistas a usar coletes com publicidade, CNID e sindicato contestam

  • 333

Associação dos Jornalistas de Desporto deixa ainda uma recomendação: “Se for dificultada a entrada, recomendamos que nos novos coletes seja tapada toda a publicidade”

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) manifestou-se esta quinta-feira, em comunicado, contra a utilização de publicidade nos coletes para jornalistas em competições organizadas pela Liga de Clubes de futebol.

O CNID aconselha mesmo os seus associados a continuar a utilizar o atual colete único, acordado em 2007 entre o CNID e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a que depois aderiram vários organismos do desporto, entre os quais o COP e as maiores federações desportivas.

Para a nova época, a Liga pretende que se passe a utilizar coletes para cada competição por si organizada em que constam menções publicitárias, o que também já foi contestado pelo Sindicato dos Jornalistas, que defende que tal corresponderia a uma violação do Código Deontológico.

O CNID relembra agora que a criação do colete único foi justamente a "forma encontrada para ultrapassar a inserção de publicidade nos coletes até então utilizados e que viola de forma clara o estatuto do jornalista, proibindo-o de ser um veiculo publicitário".

"Sem prejuízo das ações legais que o CNID se propõe desencadear, aconselhamos os nossos associados a continuarem a utilizar o colete do CNID em todas as competições. Se lhes for dificultada a entrada, recomendamos que nos novos coletes seja tapada toda a publicidade, como já foi feito no passado", adianta ainda a Associação de Jornalistas de Desporto.