Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Alerta “hacker”: bastou um SMS para roubar este carro

  • 333

Investigadores norte-americanos demonstraram como fazê-lo - objetivo é alertar para as questões de segurança na indústrial automóvel

A dependência dos automóveis das novas tecnologias tem vindo a crescer nos últimos anos, o que tem levado “hackers” a descobrir novas formas de controlar os carros.

Depois de em julho dois piratas terem controlado um Chrysler na autoestrada, uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, demonstrou o quão fácil é aceder aos controlos de um carro através dos vários periféricos e extras do veículo, acedendo em minutos a um Corvette, cortando-lhe os travões e controlando os para-brisas.

Bastou uma mensagem de texto com um código especial e em minutos os investigadores adquiriram o controlo de sistemas vitais do carro.

A Mobile Devices, cujos equipamentos foram atacados no Corvette, diz que tem reforçado as medidas de segurança dos seus periféricos. Porém, existem várias empresas na área que não fazem updates constantes ao software. À medida que mais “hackers” vão desenvolvendo técnicas para controlar os carros, milhares de automóveis tornam-se alvos fáceis.