Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela mobiliza 170 operacionais

Bombeiros com dificuldades no combate ao fogo que deflagrou no lugar de Senhora do Monte devido aos ventos cruzados e os acessos em zona de montanha

Cerca de 170 operacionais estão a combater um incêndio que deflagrou esta segunda-feira no lugar da Senhora do Monte, concelho de Gouveia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, disse à Lusa o segundo comandante operacional distrital da Guarda.

"O incêndio está na área do Parque Natural, o que tem contribuído para dificultar o combate, já que em fogos de montanha somos sempre confrontados com ventos cruzados e também com acessos muito difíceis", referiu José Oliveira, que está a comandar os trabalhos no teatro de operações.

Segundo este responsável, o incêndio tinha, cerca das 20:15, duas frentes distintas, uma que evoluía em direção ao concelho de Manteigas e outro em direção à zona de Folgosinho, concelho de Gouveia, mas estando ambas ainda a uma "distância considerável de qualquer localidade".
"Ainda não tivemos pessoas ou qualquer habitação em perigo e tudo faremos para que assim se mantenha", apontou.

Recusando avançar qualquer previsão sobre a altura em que o fogo poderá ser dominado, o comandante adiantou, todavia, que espera que as condições de combate melhorem com o "arrefecimento noturno e o aumento da humidade".

Segundo os dados disponibilizados no sítio da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o alerta para este fogo - que lavra no concelho de Gouveia, distrito da Guarda - foi dado às 14:46, tendo estado também envolvidos no combate meios aéreos.