Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Governo satisfeito com a resposta aos incêndios

  • 333

António José/ Lusa

Ministra da Administração Interna considera que a atução dos bombeiros nos últimos dias tem estado à altura do “grau de exigência operacional pedido”

Anabela Rodrigues, ministra da Administração Interna, considera que o dispositivo de combate a incêndios florestais tem “respondido adequadamente” à situação que se viveu nos últimos três dias, tendo atuado com “o grau de exigência operacional pedido”.

“A resposta dos bombeiros e de todos os agentes de proteção civil foi extremamente positiva e foi uma resposta à altura do investimento, preparação e formação feita ao longo de todo o ano”, disse esta segunda-feira Anabela Rodrigues, numa conferência de imprensa realizada na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A ministra, que esta manhã presidiu a uma reunião na ANPC, adiantou que “a resposta [ao incêndios que deflagraram no fim de semana] foi adequada face às condições adversas que se têm sentido”.

Bombeiros tiveram alta hospitalar

Entretanto, os bombeiros que na tarde deste domingo ficaram feridos enquanto combatiam um fogo na Serra da Estrela já tiveram alta médica, confirmou à agência Lusa fonte oficial do Hospital da Covilhã.

“No total deram entrada no hospital três bombeiros, sendo que dois deles foram considerados feridos ligeiros e tiveram alta ainda no domingo. Já o bombeiro que inspirava mais cuidado teve alta durante esta manhã, visto que o seu estado clínico evoluiu favoravelmente”, explicou.

Dois dos bombeiros ficaram feridos devido a um acidente com uma mangueira durante as operações de combate.

Este incêndio, que consumiu uma extensa área de mato numa das encostas da Serra da Estrela, junto às portas da cidade da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, deflagrou às 14h28 e só foi dado como dominado às 19h30.

Chegou a mobilizar 185 operacionais, auxiliados por cinco meios aéreos e, por precaução, também levou à evacuação do Parque de Campismo do Pião.