Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

É dia de usar devidamente óculos de sol, chapéus, ‘t-shirts’, guarda-sóis e protetores solares

  • 333

CRISTINA QUICLER/ AFP/ Getty Images

Instituto Português do Mar e da Atmosfera deixa recomendações aos portugueses em dia de condições muito especiais

Todas as regiões de Portugal Continental apresentam esta segunda-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem como o Funchal e Porto Santo, na Madeira e Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Funchal e Porto Santo (Madeira), Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (Açores) estão com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Santa Cruz, Horta e Angra do Heroísmo, nos Açores, são as únicas regiões do país que se encontram com índice moderando de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê para as regiões Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No final do dia, prevê-se que o céu se torne geralmente muito nublado no litoral.
O vento tende a soprar fraco, soprando moderado (25 a 35 km/h) de nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde. Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima no litoral.

Já para a região sul, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais prováveis no Baixo Alentejo e Algarve, onde poderão ser acompanhados de trovoada.
O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste durante a tarde.
Haverá uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 26 graus celsius previstos em Sagres, contrastando com os 38 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.

Em Lisboa, vão variar entre 22 e 34 graus celsius, em Bragança entre 14 e 34, em Viseu entre 18 e 34, em Coimbra 17 e 33, na Guarda entre 19 e 31, Portalegre entre 24 e 36, Évora entre 20 e 38, Beja entre 21 e 38, em Faro 24 e 29, em Santarém entre 19 e 35, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 18 e 25, em Angra do Heroísmo entre 19 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.