Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A sentença do juiz: obrigados a casarem-se

  • 333

Nos EUA, as decisões dos juízes criam muitas vezes controvérsias e notícias inesperadas. Este é um desses casos: depois de agredir o ex-namorado da sua namorada, um homem do Texas foi sentenciado a casar-se. A alternativa que o juiz lhe deu não era muito atrativa

“Obrigados a casarem-se” parece o nome de uma comédia romântica de Hollywood, mas foi o que aconteceu a Josten Bundy e a Elizabeth Jaynes. Tudo porque ele agrediu o antigo namorado dela - aconteceu em fevereiro, no Texas. “Ele andava a dizer coisas más sobre a Elizabeth. Cresci com quatro irmãs. Se outra pessoa tivesse faltado ao respeito a uma delas, teria feito o mesmo”, disse o texano, citado pelo “NY Daily News”.

Depois de analisado os factos, o juiz Randall Rogers leu a sentença: ou Josten casava com Elizabeth ou ia para a prisão durante 15 dias. O arguido escolheu a primeira opção por medo de ficar com a ofensa no cadastro, algo que lhe podia custar o emprego. Depois de lida a sentença, o casal teve 18 dias para preparar e avisar as suas famílias do casamento, contraindo matrimónio no próprio tribunal, no final de julho.

“Quando o juiz leu a sentença fiquei vermelha de vergonha, toda a gente se ria”, conta a jovem de 18 anos. Porém, Elizabeth não se arrepende de se casar “à força” com Josten: “Fiquei triste porque não íamos ter o casamento que queríamos, nem tive tempo para arranjar um vestido”. Casou-se de “top” branco e saia azul.

Josten e Elizabeth tinham planos para se casarem algures num futuro distante, “numa primavera não muito quente, não muito fria”.

Entretanto, a legalidade da decisão do juiz acabou por ser questionada. Mas o casal não se arrepende do casamento, apesar da impreparação. “Não queríamos casar-nos já, não estávamos preparados. Mas tivemos medo de contestar, porque o Josten podia ir para a prisão”, disse Elizabeth, citada pela KLTV.

O casal já está a preparar uma cerimónia maior, para que toda a família possa estar presente e Elizabeth possa finalmente usar o seu vestido branco.