Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Avião ganha ao carro e ao comboio na corrida turística entre Madrid e Lisboa

  • 333

Lisboa vista de cima

América Simas

Meses de julho, agosto e setembro são os de maior afluência de turistas ao aeroporto de Lisboa

O avião reforçou o seu lugar como o transporte preferido dos turistas espanhóis que viajam na época alta entre Madrid e Lisboa, apesar dos diversos meios de transporte disponíveis para percorrer os 625 quilómetros entre as duas cidades.

Os turistas vindos de Espanha, o terceiro maior mercado de turismo da região de Lisboa, escolhem o avião (82%), seguido do autocarro (10%) e do comboio (6%) ou serviços de partilha de carro, como a BlaBlaCar (2%), de acordo com dados recolhidos pela agência espanhola EFE.

Desde 2012 que tem aumentado o número de passageiros que utilizam o avião, passando de 2.400 pessoas de média diária em 2012 e 2013 para 2.800 no ano passado, segundo a ANA - Aeroportos de Portugal.

O porta-voz da empresa, citado pela EFE, assumiu haver uma média de 30 saídas e chegadas por dia no itinerário Madrid-Lisboa, operado por Ibéria, TAP, Easyjet e AirEuropa.

Os meses de julho, agosto e setembro são os de maior afluência de turistas ao aeroporto de Lisboa, registando quase o dobro dos passageiros dos restantes meses.