Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Picos da Europa. Corpo do alpinista João Marinho pode ter sido encontrado

  • 333

O atleta português desaparecera em novembro nos Picos da Europa. Corpo foi encontrado este sábado juntamente com documentos de identificação que pertenciam a João Marinho

Um grupo de alpinistas encontrou um corpo numa ravina dos Picos da Europa, em Espanha, com documentos de identificação que pertenciam a João Paulo de Sá Guimarães Marinho, o que leva as autoridades espanholas a crer que se trata do atleta português, desaparecido desde novembro do ano passado naquela região, entre a vertente de Leão e Astúrias.

Uma equipa da Guarda Civil espanhola já chegou ao local e o corpo será transferido para o Instituto Anatómico Forense, em Oviedo, no qual se realizará a autópsia. Ainda não há certezas absolutas sobre se a vítima será João Marinho, identidade que apenas será confirmada depois de um extenso trabalho de análise ao ADN.

O atleta de Amarante desapareceu aos 31 anos quando, nas férias, realizava a rota conhecida como "Anillo de los Refugios" e foi surpreendido por uma tempestade de neve. Na altura, o seu carro foi identificado, um Volkswagen Golf, mas até este sábado João Marinho não tinha sido encontrado.

A última fotografia de João Marinho no Facebook data de 4 de novembro e nela o alpinista aparece com equipamento de montanha e com os Picos da Europa como paisagem. O atleta português foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.