Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Gafe do futebolista português que apareceu em Espanha com t-shirt de Franco virou campanha solidária, Veja o vídeo

  • 333

O Real Jaén não tardou a aproveitar a polémica causada na quarta-feira pelo seu novo reforço. Um dia depois de o futebolista Nuno Silva se ter apresentado aos sócios vestindo uma t-shirt com a figura de Franco, o clube andaluz usa o português numa campanha de angariação de fundos

“Eu já tenho a minha nova camisola”, ouve-se o jogador português Nuno Silva a dizer, antes de surgir, vindo da obscuridade, a segurar a dita camisola, desta feita a do seu novo clube, o Real Jaén.

O vídeo é um anúncio do clube da Andaluzia que milita na UU Divisão B (terceiro escalão) do futebol de Espanha, que assim aproveitou a gafe do seu recém-chegado jogador para tentar angariar fundos para o clube junto dos sócios.

“Nuno Silva não conhecia a história de Espanha, mas sabia quem era o Abono Amigo [nome da campanha que apela a auxílio financeiro por parte dos sócios]”, é a mensagem escrita que surge depois na imagem.

Na conferência de imprensa de apresentação como novo reforço do Real Jaén, na manhã desta quarta-feira, o jogador surgiu trajando uma t-shirt com uma imagem do antigo ditador general Francisco Franco.

A polémica foi imediata e obrigou o clube a lançar um comunicado com declarações de jogador, que disse tratar-se de uma simples gafe, sem quaisquer cunho político, justificada pela sua ignorância quanto à história de Espanha.

“Vivi em Portugal e Angola e não conheço a generalidade da história de Espanha, pelo que desconhecia completamente o significado de usar esta t-shirt no vosso país. Quero pedir desculpas a todas as pessoas que se tenham sentido ofendidas ou às que possa ter ferido na sua suscetibilidade”, respondeu no comunicado.

Nuno Silva afirmou ter comprado a camisola em Portugal, sem estar consciente do que a imagem retratada representa ideologicamente. “Em nenhum momento pretendi fazer a apologia das ideologias que professava esta pessoa. Não tenho preferências políticas de algum tipo”, acrescentou o futebolista, que na época passada alinhou pelo Santa Clara dos Açores.