Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A nova foto da Terra

  • 333

NASA/DSCOVR

A última imagem do planeta fora obtida em 1974, pela Apollo17. Segundo a NASA, em breve serão divulgadas fotografias diariamente

Ao fim de 43 anos já merecia. Depois da quela enviada em 1974 pela missão Apollo 17, a Terra tem uma nova fotografia, captada no dia 6 de julho e agora divulgada pela NASA, onde aparece em todo o seu esplendor, em tons de azul, contrastando com o negro do espaço que a envolve.

A coloração da imagem resulta da combinação de três fotos, captadas pela câmara Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera), que utiliza diferentes filtros.

“Esta primeira imagem revela os benefícios únicos e importantes da observação da Terra a partir do espaço”, afirmou Charlie Bolden, administrador da Nasa. “Como um ex-astronauta que teve o privilégio de ver a Terra do espaço, quero que todos consigam ver e apreciar o nosso planeta como um sistema integrado e interativo.”

Na fotografia obtida pelo Satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory),que está em órbita a 1,6 milhão de km da Terra, diga-se, por curiosidade, que os pequenos pontos azuis turquesa correspondem ao mar das Caraíbas.

Em, breve, diz a NASA, serão enviadas imagens diariamente, para que se observe em tempo real as variações no planeta e a forma como este interage com o sistema solar.

Nem Barack Obama ficou indiferente à imagem agora tornada pública. “Acabei de receber esta nova foto da Terra. Uma boa forma de recordar que precisamos de proteger o único planeta que temos”, publicou o Presidente norte-americano na sua conta pessoal no Twitter.