Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

PS Porto elogia capacidade negocial de Rui Moreira

  • 333

Socialistas saúdam firmeza de Rui Moreira no acordo de 40 milhões de euros negociado com Passos Coelho, mas criticam o Gorverno por ter demorado três anos a dar razão ao Porto

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Tiago Barbosa Ribeiro não regateia méritos à "capacidade e firmeza negocial" na forma como a Câmara do Porto chegou a um acordo de 40 milhões euros a título de indemnizações em atraso relativas aos terrenos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a acerto de contas antigas à Metro do Porto, aos STCP e SRU.

O PS Porto critica, no entanto, o Governo por ter demorado três longos anos a dar razão ao Porto, lembrando que à Câmara de Lisboa foi paga com maior celeridade uma indemnização de 287 milhões de euros no processo de privatização dos aeroportos portugueses.

Em comunicado, a concelhia rosa refere que o atraso representa "uma profunda discriminação contra o Porto", que só foi ultrapassada graças à proximidade das eleições e à firmeza de Rui Moreira. O PS do Porto mantém ainda "profundas razões de queixa" contra o centralismo e a "incompetência do Governo PSD / CDS-PP".

Tiago Barbosa Ribeiro reitera de novo o apoio do PS à luta da Câmara do Porto contra o confisco da empresa Águas do Douro e Paiva, "perpetrado pelo Governo para preparar a privatização da água no país". O jovem líder da concelhia reafirma ainda estar o PS do Porto ao lado de Rui Moreira contra a discriminação da região no acesso aos fundos comunitários e contra o processo de concessão dos transportes públicos - STCP e Metro -, conduzido, segundo Barbosa Ribeiro, "de forma obscura e com grave prejuízo dos cidadãos da cidade e dos concelhos vizinhos".