Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Dois dias com muito calor e risco máximo de incêndio

  • 333

Combate a um incêndio que deflagrou em Constância esta segunda-feira

PAULO CUNHA / LUSA

Dezassete concelhos do país estão em risco máximo de incêndio e outros oito encontram-se sob aviso amarelo devido às temperaturas elevadas 

Dezassete concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, segundo informação disponível no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  

Em risco máximo de incêndio estão os seguintes concelhos: Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe (Viseu). 

Já esta terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 120 incêndios que foram combatidos por mais de três mil operacionais, com o auxílio de 862 meios terrestres e 57 aéreos. 

O IPMA chama ainda a atenção para as altas temperaturas e coloca sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Évora e Beja e o arquipélago da Madeira entre as 09h00 desta quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.