Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Maria Barroso

  • 333

A antiga primeira dama morreu esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internada há vários dias em coma na sequência de uma queda

Maria Barroso morreu esta madrugada, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internada, em estado grave, desde o dia 26 de junho.

"O Hospital da Cruz Vermelha lamenta informar que a drª Maria Barroso faleceu esta madrugada, às 5h20, onde estava internada após um coma profundo na sequência de um traumatismo craniano", declarou o porta-voz da unidade hospitalar, José Barata.

O responsável sublinhou que a antiga primeira dama morreu no hospital que fundou, destacando o seu caráter humanitário e solidário.  "Nunca esqueceremos a forma entusiástica como contribuiu há 18 anos para uma nova fase nesta unidade", acrescentou.

O corpo de Maria Barroso será transportado esta tarde para o Colégio Moderno, onde ficará em câmara ardente a partir das 18h para uma última homenagem dos amigos, informou a família em comunicado. A missa de corpo presente realiza-se amanhã às 10h na Igreja do Campo Grande, de onde o corpo sairá para o Cemitério dos Prazeres. 

Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. 
Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em 1973.
Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. 

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Soares.