Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Aumento dos casos de tosse convulsa causa preocupação

  • 333

Francisco George disse ao Expresso que alguns dos doentes legionários registados neste surto já tiveram alta hospitalar

Tiago Petinga/Lusa

Mudança da vacina levou ao aumento do número de casos de tosse convulsa em Portugal

As autoridades estão preocupadas com os casos de tosse convulsa em Portugal, que também tem atividade noutros países europeus e nos Estados Unidos, disse o diretor-geral da Saúde, Francisco George.

À margem da apresentação do relatório "A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015", que traça o perfil da saúde dos cidadãos residentes no território nacional, entre 2004 e 2014, Francisco George considerou este "um problema", que não é exclusivo de Portugal.

Segundo o relatório, em 2013 registaram-se 114 casos de tosse convulsa. Francisco George garantiu que o problema está a ser alvo de análise por parte dos diretores-gerais da União Europeia.

Na origem deste aumento do número de casos de tosse convulsa esteve a mudança da vacina, que "permitiu a circulação da bactéria" que causa a doença, a ‘bordetella pertussis’.

Para já, Francisco George recomenda que os adultos tenham especial cuidado com as crianças com quem contactam, principalmente se estas ainda não tiverem sido vacinadas.

A doença caracteriza-se por uma tosse que, normalmente, acaba numa inspiração prolongada, profunda e com um som agudo (convulsa).