Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vacina Prevenar já é gratuita para crianças nascidas desde 1 de janeiro

  • 333

A vacina previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como a pneumonia, meningite, otite e septicemia, entre outras. Também será gratuita para "adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco"

A vacina Prevenar passa a partir desta quarta-feira a estar disponível gratuitamente nos centros de saúde para todas as crianças nascidas desde 1 de janeiro deste ano, uma vez que foi integrada no Programa Nacional de Vacinação.

A vacina previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como a pneumonia, meningite, otite e septicemia, entre outras.

O esquema de vacinação recomendado fica completo com três doses da vacina, devendo ser administrada aos dois, quatro e 12 meses de idade.

Além das crianças, a Prevenar 13 é igualmente gratuita para "os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão".

Para a restante população, nomeadamente os adultos e as crianças nascidas antes de 1 de janeiro deste ano, o Estado vai comparticipar 15% do custo da vacina (60 euros cada dose).