Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Acha que conseguia chegar a diplomata? Faça aqui o teste

  • 333

Um autêntico quiz de cultura geral, com 90 perguntas de história, geografia, arte, economia e política. É assim a primeira prova do concurso de acesso à carreira diplomática lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Uma espécie de Quem Quer Ser Diplomata. O exame foi realizado há uma semana por centenas de licenciados de diferentes áreas. Só 22% passaram. Experimente fazer o teste e veja se seria um deles

Sabe quem escreveu o "Manifesto Anti-Dantas", quem realizou "Verdes Anos", onde se situam as Comores ou que país ocupou Timor durante a II Guerra Mundial? Estas são apenas algumas das 90 questões do teste de cultura geral que constitui a primeira prova de acesso à carreira diplomática. Para passar é preciso ter, no mínimo, 14 valores, o que equivale a acertar em pelo menos 63 perguntas.

O teste foi realizado no passado dia 20 por 837 candidatos a adidos de embaixada - 649 foram eliminados. Os que passaram têm ainda de fazer provas de língua portuguesa e inglês, além de um exame escrito e oral especificamente sobre Relações Internacionais, História, Direito e Política Económica. Todos são eliminatórios. Uma entrevista profissional é o último passo do concurso, mas só muito poucos conseguirão chegar lá.

Dois anos depois do último concurso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros abriu agora 25 vagas para adidos de embaixada, a categoria mais baixa da carreira diplomática. Mais de 2000 pessoas concorreram.