Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Tempo quente coloca sete distritos sob aviso amarelo. Que em Beja é laranja

  • 333

FERNANDO VELUDO / NFACTOS

As temperaturas vão subir, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, deixando alertas particulares para as oito regiões onde o calor vai ser mais persistente

Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo e Beja vai estar sob aviso laranja este fim de semana devido à previsão de tempo quente, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o distrito de Beja vai estar sob aviso laranja entre a meia-noite de sábado e as 21h59 de domingo, depois de hoje ficar sob aviso amarelo entre as 11h e as 23h59 devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Os distritos de Évora e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 11h desta sexta-feira e as 21h de domingo, enquanto o de Portalegre fica sob o mesmo aviso a partir das 9h desta manhã até às 21h do último dia do fim de semana. 

Já os distritos de Lisboa, Castelo Branco, Faro e Guarda ficam sob aviso amarelo entre as 9h de sábado e as 21h de domingo. 

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Proteção Civil.

Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.