Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Os cangurus são canhotos

  • 333

Ao longo de 18 semanas na Tasmânia, os investigadores russos observaram os animais a desempenhar tarefas variadas. Em grande parte das mesmas, usava preferencialmente a pata esquerda

TONY ASHBY / AFP / Getty Images

É a conclusão de um estudo realizado na Austrália por cientistas russos

Luís M. Faria

Jornalista

Era uma das últimas características que ainda nos distinguia dos outros animais. Até há pouco julgava-se que só nós, humanos, tínhamos uma preferência clara por uma das mãos - geralmente, a direita - sobre a outra. 

Na verdade, esse traço é igualmente detetável nalguns primatas e até em aves. Mas em poucos ou nenhuns ele parece ser tão acentuado como nos cangurus, os quais são maioritariamente... canhotos.

A conclusão está relatada num estudo agora publicado na revista “Current Biology”, e realizado por cientistas da Universidade de São Petersburgo que se deslocaram à Austrália. Ao longo de 18 semanas na Tasmânia, observaram os animais a desempenhar tarefas variadas: recolher comida, alimentar-se, limpar-se, etc. Em grande parte dos casos, o canguru usava a pata esquerda.

É possível que isso tenha a ver com algum aspeto da configuração do cérebro, e até estar relacionado com o facto de os cangurus, tal como os humanos, andarem sobre duas patas, ao contrário do que faz a maioria dos outros animais. Mas ainda não há conclusões definitivas.