Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A “mensagem de amor” está nas ruas: “Deus ama os gays”

  • 333

É esta a imagem que surge colocada nos outdoors plantados no Utah, nas cidades de Salt Lake e Orem

DR

É um mistério: intitula-se Deus e ninguém sabe se é homem ou mulher. Mas sabe-se isto: é alguém que se tornou relevante nas redes sociais e que conseguiu colocar nas ruas norte-americanas um cartaz inesperado

"Deus ama os gays" diz a mensagem inscrita em dois outdoors nas ruas do Utah, EUA, onde um homem sorridente de cabelo farto e barbas brancas aparece desenhado com um arco-íris ao fundo. Há um ano, a tentativa de concretizar esta campanha revelou-se uma dura batalha para o seu secreto dinamizador (ou dinamizadora), de quem apenas se sabe ser a mesma pessoa que gere uma página no Facebook e um site chamado "God".

O objetivo era contrariar a proliferação de mensagens de cariz religioso onde a homosexualidade é apresentada como um pecado. Sem fundos para financiar a campanha, recorda o site BuzzFeed, a solução passou por o sr. (ou a srª) Deus apresentar o projeto  nas redes do crowdfunding, em 2014, com a promessa de o dinheiro angariado ir direitinho para o cumprimento da missão.

O dinheiro apareceu. Mais difícil foi encontrar uma empresa disposta a fazer os outdoors. Duas das maiores do sector - a Reagan Outdoor Advertising e a Yesco - recusaram, em outubro de 2014, envolver-se na iniciativa. Misturar religião e direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgénero) pareceu-lhe demasiado arriscado, dada a sensibilidade dos temas e assim o projeto ficou novamente pelo caminho.

Deus é persistente, já se sabe, e como escreve direito por linhas tortas, acabou por descobrir alguém disposto a correr o risco. Assim apareceram os primeiros cartazes, agora plantados em Salt Lake City (junto à autoestrada) e em Orem.  

É certo que a mensagem "God loves gays" não tem agradado a todos, mas o total de donativos recolhido diz bem da percentagem dos que estão ao lado da iniciativa. Além da verba para a concretização dos outdoors propriamente ditos, o montante amealhado permitiu duas doações de 10.000 dólares cada (cerca de 8880 euros), para uma associação de ajuda aos sem-abrigo e para uma outra, conhecida por Trevor Project, que providencia serviços de apoio social à comunidade LGBT.

A cara sorridente do velhote dos cartazes vai mesmo chegar a outros estados norte-americanos, como Topeka, capital do Kansas.

Deus, afinal, à semelhança do seu homónimo divino, só quer mesmo espalhar uma mensagem de amor. E desengane-se quem pense poder vir a conhecer a sua identidade. "Dizer quem sou? Não, obrigado. Deus prefere não arriscar um tiro na cabeça, disparado por algum fanático", responde o promotor da campanha, via email, ao BuzzFeed.