Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Melhores a Matemática e a Português: médias nos exames do 4º e 6º sobem

  • 333

Nuno Botelho

Médias são melhores que as de há um ano. Desempenho a Português é superior ao de Matemática

Os resultados dos alunos do 4º e do 6º anos nos exames nacionais foram melhores do que em 2014 e todas as médias estão agora na positiva. As diferenças de um ano para o outro não são significativas (entre 1,6 pontos percentuais e 3,7 pontos percentuais), mas a subida fez com que houvesse menos alunos a ter negativa nestas provas finais de Matemática e de Português.

As médias divulgadas esta terça-feira pelo Ministério da Educação indicam que os alunos do 4º ano tiveram uma média de 65,6% na prova de Português e de 59,6% na de Matemática. Em 2014, os resultados tinham sido igualmente positivos, ainda que três pontos percentuais abaixo em ambos os casos. 

Esta melhoria significa ainda que a grande maioria dos 98 mil alunos teve 3 ou mais nos exames: 86% no de Português e 70% no de Matemática. Em 2014, as taxas de aprovação na prova (que contam 30% para a nota final) tinham sido de 81% e de 64%, respetivamente,

No caso do 6º ano, os resultados também melhoraram ligeiramente. A Matemática é de registar o facto de a média ter passado dos 47,3% para a positiva: 51%. E se em 2014 menos de metade dos estudantes tinham chegado aos 3 valores, agora aconteceu com 55%.

A Português a média é mais alta e subiu até aos 59,5%.

"Os dados apontam para uma tendência positiva de adaptação do sistema, tanto às novas metas curriculares, como à introdução das provas", sublinha o Ministério da Educação em comunicado.

Os alunos que chumbem a estas duas disciplinas têm agora direito a um período de apoio suplementar e a possibilidade de repetirem as provas numa 2ª chamada. Aí, contará apenas a nota do exame.