Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu o antigo fundador do PPD António Marques Mendes

  • 333

Funeral realiza-se esta terça-feira, pelas 16h, na Igreja de Arões, em S. Romão, Fafe

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

António Marques Mendes, 81 anos, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, político e dirigente associativo por vocação, faleceu esta segunda-feira devido a insuficiência cardíaca no Hospital de Santo António, no Porto. 

O pai do também jurista Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD e antigo ministro de Cavaco Silva, entrou na política como presidente da Câmara de Fafe no estertor do antigo regime, entre julho de 1973 e maio de 1974.

Pouco depois do 25 de abril envolveu-se com o amigo António Barbosa de Melo na fundação do PPD, em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Mota Amaral, entre outros sociais-democratas.

António Marques Mendes, natural do Porto, fez carreira como advogado, profissão que exerceu em Fafe até ao fim da vida, atividade que acumulava com a presidência da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia local, terra natal da mulher, Maria Isabel Gonçalves, e sua por adoção após o casamento.

O pai de Luís Marques Mendes e de Clara Marques Mendes, deputada do PSD eleita pelo círculo de Braga, foi também deputado à Assembleia da República nas I, III, IV, V e VI legislaturas e ainda deputado europeu de 1987 a 1994. 

O funeral realiza-se esta terça-feira, pelas 16h, na Igreja de Arões, em S. Romão, Fafe.

Aníbal Cavaco Silva, em mensagem enviada à família enlutada, destacou "o elevado espírito patriótico" com que o fundador do PPD desempenhou os cargos para os quais foi designado por livre escolha dos seus concidadãos.

"António Marques Mendes demonstrou um admirável espírito patriótico, marcando a sua vida pública pela discrição, pela competência e pelo amor ao seu país", sublinhou o Presidente da República.