Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Alerta amarelo para 12 distritos

  • 333

Aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera antecipa tarde e noite agitadas. "Estamos sob o efeito de uma depressão que vai causar alguma instabilidade nos próximos dias”, diz uma meteorologista

As temperaturas vão descer gradualmente a partir desta segunda-feira, dia em que poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoadas.

"Estamos sob o efeito de uma depressão que vai causar alguma instabilidade nos próximos dias”, diz à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues. Esta segunda e terça-feira “estamos a prever períodos de céu muito nublado e aguaceiros com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e acompanhados de granizo", adianta a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu de resto um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre em vigor às 12h e termina às 21h desta segunda-feira.

Contudo, de acordo com Madalena Rodrigues, estes avisos poderão ser prolongados até terça-feira. "Terça-feira teremos um dia semelhante ao de hoje, com aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e acompanhadas de granizo em especial durante a tarde. As temperaturas máximas vão descer na região sul e as mínimas vão subir na região centro", antecipa.

A meteorologista adianta ainda que a tendência para os próximos dias é de descida das temperaturas e chuva. "Vamos ter alguma instabilidade nos próximos dias devido à passagem da depressão. Vamos acompanhar a situação e ver avaliar a necessidade de prolongar os avisos por causa da chuva", conclui.