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Sociedade

Jogadores da ‘raspadinha’ são quase três vezes mais

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Portugueses gastam, em média, sete euros por semana nos jogos da Santa Casa, dos quais 4,6 euros na lotaria instantânea

JOSÉ CARLOS SANTOS

Apostadores aumentaram de 17% para 44%, entre 2013 e 2014. Gastam, em média, 4,6 euros por semana 

Com prémios pagos na hora, embora pequenos, a ‘raspadinha’ tornou-se o jogo mais popular do momento. O número de apostadores quase triplicou entre 2013 e o ano passado, passando de 17% para 44% da população adulta. De todos os jogos, foi também o que mais rendeu à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML): 710,8 milhões de euros, mais 120,1 milhões de euros do que em 2013. 

Os portugueses gastam, em média, sete euros por semana nos jogos da Santa Casa, dos quais 4,6 euros na lotaria instantânea. No total, a ‘raspadinha’ somou 710,8 milhões de euros, seguida pelo Euromilhões, com 917 milhões de euros. Mas, os jogadores deixaram 3,2 milhões de euros em prémios por reclamar só entre janeiro e abril.  

Contas feitas, em 2014 houve um “aumento recorde das vendas brutas de jogos, para 1880,3 milhões de euros”. Em 2013, o valor ficou em 1790 milhões de euros. As apostas dos jogadores garantem 77% da receita total da SCML e, apesar do aumento das vendas, houve uma “ligeira” redução dos lucros: de 159,4 para 157,1 milhões de euros.  

Lucro de 4,9 milhões de euros 
Os dados constam do relatório de contas de 2014 apresentado publicamente pela primeira vez, na quinta-feira. Na cerimónia, o provedor, Pedro Santana Lopes, afirmou que 2014 foi “o ano mais exigente desde 2011”. Mesmo assim, com bons resultados. O “equilíbrio na gestão permitiu obter resultados líquidos de 4,9 milhões de euros, contra os -17,7 milhões de euros orçamentados”, lê-se no comunicado.  

A ação social e a saúde são as duas grandes rubricas da Misericórdia de Lisboa, com 58% e 22,7% do valor total, respetivamente; e beneficiaram de um reforço. A ação social de 115,3 para 116,3 milhões de euros e a saúde de 44,5 para 45,5 milhões de euros.