Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Greve dos enfermeiros mais sentida nos centros de saúde

  • 333

Sindicato diz que “os enfermeiros são os licenciados que menos ganham na Administração Pública”

JOSÉ VENTURA

Os dois dias de paralisação nacional tiveram uma adesão média entre os 75% e os 80%. Esta sexta-feira as ausências foram mais notadas, sobretudo nos centros de saúde. 

O balanço é feito pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins. Nos dois dias de greve, que esta sexta-feira chega ao fim, os  dados indicam “uma adesão média entre os 75% e os 80% nos dois dias, o que traduz bem a revolta dos enfermeiros”. 

Apesar de não terem sido notadas grandes diferenças na adesão ao protesto, nesta sexta-feira foi “mais claro uma elevada ausência de enfermeiros nos centros de saúde”, acrescentou o dirigente. No turno da noite, a participação dos enfermeiros rondou os 84%  e durante a manhã terá estado acima dos 74,5%, segundo os dados já obtidos da maioria dos hospitais. 

A greve começou às zero horas de quinta-feira, sobretudo, por questões remuneratórias. “No Ministério da Saúde parece não faltar dinheiro para recrutar médicos aposentados, para dar incentivos para deslocação para a periferia e para atribuir incentivos a médicos das Unidades de Saúde Familiar e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados. Neste quadro, os enfermeiros não compreendem e não aceitam e acham inadmissível e intolerável esta discriminação por parte do Governo e do Ministério da Saúde”, explicou à Lisa José Carlos Martins. 

O SEP espera agora que a tutela apresente contra propostas. Se isso não acontecer nos próximos dias, a direção nacional vai decidir “novos processos de luta, que incluirão greves e outras ações”. E sublinha: “Os enfermeiros são os licenciados que menos ganham na Administração Pública.” 

O gabinete de Paulo Macedo reagiu, à greve, logo no primeiro dia. Em comunicado critica a oportunidade da paralisação, considera “fantasiosos” os dados sobre a adesão avançados pelo sindicato e recordar medidas recentes. Por exemplo, a criação conceito de Enfermeiro de Família ou a contratação de 839 enfermeiros só este ano.