Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

33 personalidades vão ser condecoradas pelo Presidente no Dia de Portugal

  • 333

Luís Barra

No feriado do 10 junho Cavaco Silva vai agraciar o presidente do governo autónomo da Galiza, o secretário da Energia norte-americano e o presidente da Globo

No dia de Portugal, de Camões e da Comunidades Portuguesas que Cavaco Silva vai condecorar 33 personalidades. Esta é uma ação já habitual no feriado do 10 de junho. Entre os distinguidos estão: Alberto Nuñez Feijóo, presidente do governo autónomo da Galiza, Ernest Moniz, secretário da Energia norte-americano e Roberto Irineu Marinho, presidente da Globo, refere o site da Presidência da República.

Alberto Nuñez Feijóo vai receber a Grã-cruz das do Presidente da Republica. O presidente da Junta da Galiza é um dos principais defensores da língua portuguesa naquela região, já tendo afirmado que “aprender português vale a pena para todos os galegos”. Nasceu em 1961, em Orense, Espanha e chegou à liderança do governo autónomo em 2009.

Também Ernest Moniz será agraciado com a Grã-Cruz. O luso-descendente, nascido em 1944 nos Açores, é uma das principais figuras na comunidade portuguesa nos Estados unidos. O físico trabalha actualmente lado-a-lado com Barack Obama, mas também já fez parte na administração de Bill Clinton.

O Brasil está também representado nas condecorações deste ano, com Roberto Irineu Marinho, presidente da Globo a receber a Grande-oficial. O empresário nasceu em 1947 e é actualmente sócio e líder do 17º mairo grupo de comunicação do mundo, o Grupo Globo.