Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Professores vão dar aulas extra a quem vai a exame

  • 333

Marcos Borga

Alunos inscritos nos exames nacionais poderão prolongar o ano letivo mais uma semana para se prepararem para as provas 

São 24 os exames nacionais que durante este mês vão pôr à prova os alunos dos 9º, 11º e 12º anos. As aulas terminam na próxima sexta-feira, mas várias escolas estão a organizar uma semana extra para preparação para as provas, com início no dia 15: Português e Matemática para 9º ano e as disciplinas para conclusão do secundário e acesso à universidade para o 11º e o 12º. 

As aulas à margem do ano letivo têm como objetivo esclarecer dúvidas e não têm qualquer apoio, incluindo dotação adicional, do Ministério da Educação e Ciência. A capacidade de organização de cada estabelecimento de ensino e a própria boa vontade dos professores são os únicos promotores da iniciativa. 

Ao “Diário de Notícias”, Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, afirmou que a semana de aulas extra deveria ser premiada. “Deveria haver um valor, no âmbito da autonomia das escolas, que não existe, para gratificar estes professores com dinheiro.”

Aquele responsável e o presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares, Manuel Pereira, garantiram ao “DN” que a ação de apoio nada tem a ver com os problemas registados no início do ano com a colocação de professores e que prejudicaram milhares alunos. Os dois responsáveis afirmam que o processo de recuperação de aulas, que em alguns casos obrigou a aumentar as cargas horárias, ficou concluído no início de maio.