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DECO desiste de leilão de supermercados, mas não desistiu da ideia toda

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Tiago Miranda

Associação decidiu alterar moldes da iniciativa. Há mais de 550 mil consumidores inscritos

A DECO - Associação de Defesa do Consumidor desistiu de avançar com um leilão para escolher o operador de supermercado com o melhor desconto num conjunto de produtos, pretendo negociar diretamente com as marcas até ao final de junho.

No início de abril, a DECO anunciou que realizaria esta terça-feira, 2 de junho, um leilão de supermercados para escolher o melhor desconto num conjunto de 35 produtos essenciais, do qual os consumidores que se inscrevessem junto da associação, e recebessem o cartão DECO+, poderiam usufruir.

Num comunicado enviado às redações, a associação informa que trocou o leilão por uma negociação direta com os operadores de supermercado que decorrerá até ao final deste mês, e que, por isso, os consumidores podem continuar a inscrever-se para vir a beneficiar do desconto.

O porta-voz da iniciativa, Miguel Lage, disse à agência Lusa que durante as reuniões preparatórias com os operadores foram detetados "problemas operacionais" na forma como executar os descontos, o que levou a que algumas propostas ao leilão "não cumprissem os requisitos" definidos pela DECO.

A Associação de Defesa do Consumidor pretendia que os supermercados apresentassem o melhor desconto possível num cabaz de 35 categorias de produtos essenciais, como leite, arroz, carne, peixe e fruta, independentemente da quantidade, da marca ou da altura da compra, durante 12 meses e em pelo menos 10 distritos do território nacional continental.

"Não pretendemos alterar os princípios básicos. Na negociação direta estamos apenas a simplificar a abordagem" com os supermercados, diz Miguel Lage, assegurando que se mantém o objetivo da campanha: encontrar o melhor desconto na conta com o supermercado, que é uma das principais despesas familiares. 

"Será usada uma metodologia para escolher o melhor operador, que passa por analisar o preço dos produtos em cada um dos operadores e o desconto que oferece, calcular o valor líquido do produto e escolher o mais baixo", explicou o porta-voz da DECO.

Miguel Lage indica ainda que as regras serão esquematizadas com os operadores e que a DECO espera fechar a ação com um único operador até ao final de junho, não tendo ainda a indicação de quando entrará em vigor o desconto.

Até lá, os consumidores podem continuar a aderir à campanha no website que a associação criou (www.poupenocabaz.pt) e que contava já com mais de 561.000 inscrições ao final da tarde desta segunda