Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O que une Pinto da Costa e Filipe Vieira? Sócrates

  • 333

Este sábado, a revista E conta-lhe tudo sobre a vida de Sócrates na prisão, num trabalho dos jornalistas Bernardo Ferrão e Rui Gustavo.

FOTO Tiago Miranda

Terça-feira, 16 de dezembro do ano passado. As televisões mostram em direto Pinto da Costa a sair da cadeia de Évora. O presidente do Futebol Clube do Porto tinha ido visitar José Sócrates: “Uma pessoa que muito prezo”. “O Pinto da Costa é amigo de Sócrates e sempre ao admirou muito”, conta um amigo do ex-primeiro-ministro que revela ao Expresso que o presidente azul e branco “já tem nova visita marcada”. A relação de ambos é antiga: “Durante as campanhas, sempre que ficávamos no Sheraton do Porto, onde o Pinto da Costa toma o pequeno-almoço, eles conversavam bastante”, explica o mesmo amigo do antigo governante.

Mas tal como Pinto da Costa, também Luís Filipe Viera tem procurado saber notícias do ex-governante. Fonte próxima de Sócrates conta ao Expresso que o presidente encarnado já telefonou e “tem-se preocupado com ele”.

Sócrates é um ferrenho benfiquista. Aliás, na cadeia de Évora, onde está há 6 meses, às vezes joga futebol com os outros reclusos. E até descreveu, chocado, a um visitante recente uma entrada “brutal” cometida contra Paulo Pereira Cristóvão, antigo inspetor da PJ e dirigente do Sporting que também está preso preventivamente em Évora.

SAIBA MAIS NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO DA REVISTA E, NUM TRABALHO DOS JORNALISTAS BERNARDO FERRÃO E RUI GUSTAVO