Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Cientistas portugueses identificam novo tipo de droga

  • 333

É um pó branco semelhante à cocaína, mas pertence ao grupo das smartdrugs, um novo tipo de droga sintética com um enorme potencial de perigo.

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Editor de Sociedade

A droga foi apreendida numa operação de rotina da Polícia Judiciária. Estava na posse de um suspeito de tráfico e, no início, a polícia julgou que se tratava de cocaína. "Quando a analisámos verificámos que não era cocaína e não estava na lista das substâncias proibidas criminalmente", explica Carlos Farinha, diretor do laboratório cientifico da PJ. 

Ainda assim era droga. uma droga sintética do grupo das catinonas, cujo "inventor" mudou parte da composição química para que a posse da substância não seja considerado crime. Na rua é conhecida por Khat. 

Ao abrigo de um protocolo com a Universidade de Lisboa, o pó branco foi enviado para uma equipa de cientistas liderada por Helena Gaspar, que idenficaram a nova substância: a 4F-PBP, que passa a ser considerada uma nova droga porque, segundo um comunicado da universidade, "pode constituir uma ameaça à saúde pública".  

Falta agora pô-la na lista das drogas proibidas por lei. Por enquanto, apesar da posse e venda ser probida, quem a tiver não está a cometer um crime.