Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Calor está de volta e veio para ficar

  • 333

As temperaturas máximas aumentam esta segunda-feira até três graus e amanhã a situação repete-se

Nuno Botelho

"As temperaturas mínimas e máximas vão subir dois a três graus hoje e na terça-feira mais dois a três graus. Vão estar acima dos 30 graus nas regiões do Vale do Tejo e região do Alentejo", diz à agência Lusa Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

As temperaturas vão subir dois a três graus Celsius em todo o território do continente esta segunda e terça-feira. "As temperaturas mínimas e máximas vão subir dois a três graus hoje e na terça-feira mais dois a três graus. Vão estar acima dos 30 graus nas regiões do Vale do Tejo e região do Alentejo", diz à agência Lusa Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com este meteorologista, o IPMA prevê temperaturas entre os 30 e os 35 graus em Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja e na Beira Baixa. "A tendência é manter-se assim até ao fim da semana", adianta.

Para hoje e para terça-feira está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões centro e sul, em especial durante a tarde, com ocorrência de aguaceiros dispersos no Baixo Alentejo e Algarve. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar hoje entre 18 e 29 graus Celsius, no Porto entre 18 e 27, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 11 e 25, na Guarda entre 8 e 23, em Coimbra entre 15 e 28, em Leiria entre 10 e 28, em Castelo Branco entre 15 e 29, em Portalegre entre 17 e 29, em Évora entre 11 e 30, em Beja entre 14 e 30, em Santarém entre 14 e 31 e em Faro entre 17 e 23.

Risco máximo de incêndio em Mação e Sardoal

Os concelhos de Mação e Sardoal, no distrito de Santarém, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do IPMA na internet.

O organismo colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Constância, Abrantes (Santarém), Gavião (Portalegre), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira de Pera (Leiria), Cinfães e Vila Nova de Paiva (Viseu), Baião (Porto) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou este domingo 103 incêndios que foram combatidos por 1309 operacionais, com o apoio de 365 veículos.