Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rali de Portugal cancela segunda passagem em Ponte de Lima

  • 333

Com a quinta especial, Ponte de Lima-2, cancelada, esta sexta-feira haverá apenas dois troços, Caminha e Viana do Castelo, percorridos. Por entre as dificuldades, a liderança da competição está nas mãos do finlandês Jari-Matti Latvala.

A quinta especial do Rali de Portugal, correspondente à segunda passagem no troço de Ponte de Lima, prevista para a tarde desta sexta-feira, foi cancelada devido ao incêndio que afeta a região, anuncia a direção da prova.

A primeira passagem (PEC2), durante a secção matinal, já tinha sido perturbada por um foco de incêndio que levou mesmo à neutralização da especial após a passagem de 32 carros, incluindo os WRC, que puderam concluir este troço da quinta prova do Campeonato do Mundo.

Apesar de o incêndio que deflagrou na quinta-feira à tarde manter uma frente ativa, a primeira classificativa do dia foi para a estrada, tendo começado com um ligeiro atraso para que as viaturas dos bombeiros se retirassem. 

No entanto, o calor e o vento provocaram esta manhã reativações fortes do incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, em Ponte Lima, impedindo a segunda passagem dos pilotos no local.

"Era uma situação esperada. O calor e o vento que se fazem sentir provocaram algumas reativações fortes mas temos os meios posicionados", disse à Lusa o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Robalo Simões.

No combate às chamas estão envolvidos um helicóptero bombardeiro e 255 operacionais, apoiados por 52 veículos.

Com a anulação da PEC5, a terceira secção do rali será composta apenas por duas especiais, em Caminha e Viana do Castelo, mantendo-se o arranque da PEC6 no horário inicialmente previsto, 15h35. 

Após as primeiras quatro classificativas, o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) é líder do Rali de Portugal, com 6,1 segundos de vantagem sobre o britânico Kris Meeke (Citroën) e 9,2 sobre norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen), vencedor da superespecial da véspera.